Profissional 4.0: o que esperar desta era?

Audicon Contadores em 12 de setembro de 2019

Evolução.
Se tivéssemos que destacar uma palavra no mundo em que vivemos, talvez seria essa.

Vivemos a era do desenvolvimento, de descobertas e afirmações. Assim como em grande parte das revoluções vividas no mundo, as mudanças que surgem das alterações no modo de viver causam impacto em diversos setores da sociedade. Entre eles podemos destacar o profissional que luta para sobreviver a um mercado de trabalho competitivo e dinâmico.

Agora já podemos chamar a nova safra de profissionais de “4.0”, como se fosse uma atualização de sistema mesmo. Vejamos na indústria, por exemplo. Máquinas automatizadas, processos mais inteligentes e robôs espalhados pelas fábricas. Não necessariamente isso signifique a substituição do homem pela máquina, mas sim a troca de perfil entre o profissional.

O perfil desejado para o novo profissional pede traços de dinamicidade, rápida assimilação de novos processos, capacidade de aprendizado instantâneo e flexibilidade de horário. Afinal, com a robotização das coisas, os turnos de trabalho tendem a ser estendidos, consequentemente, é necessário que profissionais estejam disponíveis a qualquer hora do dia para solucionar situações-problema no decorrer do dia de trabalho.

Esta nova revolução pela qual o mercado de trabalho está passando, trará profissionais cada vez mais eficientes e preparados para dar resultados cada vez melhores. A qualidade de trabalho tende a aumentar com a capacitação correta do profissional. Um dos principais desafios do novo profissional é estar acostumado a viver e trabalhar longe da zona de conforto e abrir as portas para a exploração de novas competências dentro do seu ambiente de trabalho.

O que o mercado vai buscar no Profissional 4.0?

– Agilidade

– Capacidade de aprendizagem

– Inteligência emocional

– Comprometimento

– Criatividade

– Capacidade técnica elevada

– Disponibilidade de tempo e hora

– Desejo de evolução

– Afinidade com tecnologia

O mercado de trabalho está evoluindo a cada dia e é cada vez mais urgente que o profissional esteja preparado para as mudanças.

Outros posts:
Mais postagens

s