A Receita Federal, em virtude da crise do coronavírus, prorrogou a entrega da declaração de imposto de renda pessoa física de 30 de abril para 30 de junho. Segue detalhes:
- O imposto continua podendo ser parcelado em até 8 cotas (parcelas). Contudo, o vencimento das cotas também foi prorrogado. A primeira ou única cota passa a vencer em 30 de junho de 2020, enquanto as demais cotas vencem no último dia útil dos meses subsequentes, sendo o vencimento da última e oitava cota em 29 de janeiro de 2021.
- Para os contribuintes que já entregaram a declaração, a Receita Federal informou que será atualizada a versão do Programa gerador da Declaração (PGD) e assim será possível a emissão de novo DARF. E para os que optaram pelo débito automático, serão reagendados de acordo com os novos vencimentos;
- Para os que optarem pelo débito automático em conta-corrente a partir da 1ª cota, que antes poderia ser solicitada até o dia 10 de abril, poderá ser solicitada até o dia 10 de junho. A solicitação de débito automático a partir da 2ª cota poderá ser solicitada entre os dias 11 a 30 de junho de 2020.
- A Receita abriu mão da exigência de se informar o número constante no recibo de entrega da última declaração. Isto porque, a Receita deseja evitar em suas unidades, a aglomeração de contribuintes que perderam a mídia ou a declaração impressa do ano anterior, fato que comumente ocorre no período de imposto de renda.
Cerca de 8,8 milhões de pessoas já tinham transmitido suas declarações até 31/03/2020, e se esse é o seu caso, é importante entender os desdobramentos acima.
Como a Audicon está lidando com esta prorrogação?
Manteremos nossa equipe à disposição de nossos clientes. Acreditamos que a entrega antecipada ainda é o melhor o caminho para aqueles que desejam evitar os transtornos e a correria de última hora e para aqueles que desejam ser relacionados nos primeiros lotes de restituição. O cronograma original de pagamento de restituições será mantido e o primeiro lote continua marcado para 29 de maio.
Assim, mesmo tendo mais tempo, continuamos recomendando que busque o quanto antes entregar a sua declaração.
impostoderenda@audiconcontadores.com.br
Fernanda Nunes | 34 3257 6513
Tatiana Silva | 34 3257 6736
Conte com a Audicon.